quinta-feira, 15 de julho de 2010

Introdução a PHP

Esta pequena introdução à linguagem PHP destina-se àqueles que já tem noções de programação, mas não conhecem o PHP, e querem aprender. Aqui dou algumas rápidas pinceladas, para que alguém possa começar a usar o PHP. Apenas lembro que o PHP tem muitas funções para diversas aplicações diferentes, e a minha sugestão é que consulte diretamente a página e documentação do PHP online, para outras funções interessantes.

PHP é uma linguagem de programação genérico, muito parecido com a linguagem C. Em ambientes Linux é possível usar diretamente na linha de comando, mas sua utilização mais frequente é integrado com o servidor web Apache.

Uma vez que o PHP esteja instalado, é muito fácil integrá-lo com as páginas web. Basta criar páginas com a extensão .php e invocar o PHP quando precisar, colocando o seguinte comando na página HTML:

<?php comandos_do_PHP ?>

Na linguagem PHP (como no HTML e em C) branco pode ser colocado em diversos lugares e não afeta o resultado. Portanto na maioria das vezes é possível fazer endentações para melhor visualização do código fonte, sem alterar as páginas geradas. Apenas em alguns casos específicos que não se pode acrescentar um espaço em branco.

Em PHP, todo comando termina com ponto-e-vírgula (;)

Um dos comandos mais usados do PHP é o echo, pois tudo que é ecoado, é enviado ao navegador cliente (se não for redirecionado).

O próprio comando echo pode ter diversos delimitadores. Por exemplo, as duas linha seguintes produzem o mesmo resultado:

echo "Primeira frase";
echo("Primeira frase");

É muito comum usar o comando echo para construir partes dinâmicas das páginas. O PHP permite variáveis dentro do echo, e arranjos de texto podem ser criados para depois serem ecoados.

Como exemplo, podemos criar uma variável (toda variável em PHP começa com $) tipo "string" e enviar isto para o navegador. As duas linhas a seguir tem o mesmo efeito de cada uma das duas acima:
$tmp = "Primeira frase";
echo("$tmp");
ou ainda
echo $tmp;

O comando sprintf (emprestado do C) também pode ser utilizado na formatação dos dados:
$tmp = sprintf("Primeira frase");
echo "$tmp";

Veja agora comandos para ajudar na estrutura de programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário