domingo, 25 de julho de 2010

Domínio

Domínio do site



Uma parte integrante de seu visual na Internet é o domínio de suas páginas. Normalmente deverá ser escolhido um domínio condizente com o produto ou serviço sendo oferecido. Cada tipo de domínio deve indicar algo a respeito do produto ou serviço.

Um domínio terminando em .br indica um site no Brasil. Um domínio com terminação .ca é do Canadá. Um site com terminação .com deveria ser um site comercial nos Estados Unidos, mas isso nem sempre é o caso. Muitas empresas brasileiras usam domínios .com para facilitar a identidade visual. Alguns registram diversos domínios e apontam para o mesmo conteúdo. Dois exemplos bem conhecidos de empresas que registram tanto o domínio .com, quanto o .com.br são Americanas e Globo.

Todos os domínios .br ou .com ou .ca tem um certo custo anual. Alguns sites de hospedagem registam nomes sugestivos e depois criam subdomínios para oferecer a outros, ou gratuitamente, ou por preços reduzidos.

No caso específico do Brasil os domínios são registrados no Registro.br Existe uma lista grande de tipos de domínios possíveis. Existem os tipos normais (com.br, org.br, gov.br, net.br edu.br, etc) e existem para profissionais liberais (como por exemplo eng.br, adm.br, vet.br, jor.br, etc). Existe até domínio específico para pessoas físicas: nom.br.

No caso específico deste meu blog (http://tutoriaisdobob.blogspot.com/) o subdomínio (tutoriaisdobob) foi escolhido para ser bem sugestivo, em relação ao conteúdo do site. No caso foi hospedado gratuitamente no Blogger da Google, com o domínio blogspot.com Quem paga o domínio blogspot.com é a própria Google.

É possível também registrar um domínio no registro.br e apontar para o conteúdo em um provedor de conteúdo gratuito. Basta apontar o DNS no registro.br para os servidores DNS do site hospedeiro das páginas. No meu caso específico, não tenho registrado nenhum domínio pago. Já registrei subdomínios em diversos sites ao longo dos anos. Inclusive tenho registrado domínios onde o conteúdo está em um provedor com IP dinâmico. Neste caso, minha identidade visual tem partes que são de empresas hospedeiras:
rrbrandt.webhop.org
Tutoriais do Bob
rrbrandt.comli.com
Pergunte ao Bob

Nenhum comentário:

Postar um comentário