domingo, 20 de janeiro de 2019

Quero criar minha página na Internet. Como eu faço?

Introdução: Quem sou eu....

Muita gente gostaria de criar a sua própria página na Internet e não sabe por onde começar. Vou dar algumas dicas do que é necessário fazer para ter sua página na Internet, mas primeiro vou falar de mim. Por que eu posso orientar alguém?

Sou aposentado, Doutor (D.Sc.) em Engenharia Elétrica, pela UFCG. Criei minha primeira página web lá por 1996 ou 1997 quando pouca gente sabia que existia uma rede de computadores, e muito menos sabiam para que servia. Pois bem, naquela época não existiam editores web potentes como nos dias de hoje. Eu, como autodidata, lia o manual e editava o arquivo, via rede, em uma maquina Unix (antes do Linux aparecer), com um editor de arquivo chamado de VI (Visual Interface, ou coisa parecida). Era uma página simples, mas funcional.

De lá para cá tenho criado e editado muitas páginas pessoais, mas quase todas usando o mesmo método que utilizei para construir a primeira. Não costumo utilizar programas prontos de formatação de páginas web.

Para que criar uma página web?

Acredito que a primeira pergunta a ser respondida é a finalidade da sua página web. Podemos pensar em diversos motivos, entre eles:
  1. Ter uma página com sua biografia, com sua história, suas memórias...
  2. Ter um blog para postar observações importantes com frequência (diário, semanal, mensal, etc.);
  3. Fazer uma lista de links para artigos e vídeos importantes, para divulgar para amigos;
  4. Criar uma loja virtual para venda de objetos (físicos ou digitais) ou serviços;
  5. Explorar a sua criatividade;
  6. Postar fotos e vídeos para mostrar aos amigos;
  7. etc. etc. e tal.
Para cada finalidade, posso sugerir um tipo de página diferente. Então, vamos lá:

Para ter uma página sem fins lucrativas para colocar suas observações, suas memórias ou seus comentários, e até explorar a sua criatividade, o mais simples seria criar um blog e para cada história ou memória, cria uma sub-página no blog. O programa de gerenciamento do blog facilita criar as sub-páginas e cataloga tudo. O editor de páginas embutido também ajuda muito. Existem diversos sites de blog gratuitos que servem bem para este propósito. Basta procurar no seu buscador...

Dependendo da frequência de postagens, da abrangência de leitores, do número de inscritos, etc. pode inclusive colocar propagandas no site e ter alguma renda. Mas se tem poucas visitas diárias, não vale a pena o trabalho para organizar tudo.

Já pensando em uma utilização com uma determinada identidade visual (logomarca, empresa, etc.) pode ser interessante registrar seu próprio domínio. Neste caso, temos algumas observações: os custos são diversos. Podemos enumerar alguns dos custos:
  1. Criação das páginas (artes, textos, layout, menus, etc.). Este custo custo pode ser bastante alto, dependendo do caso. Se for página simples e com pouca necessidade de atualização você pode fazer sozinho ou com ajuda de um amigo que entenda de design e visual. Caso contrário, contrate alguém para criar as páginas. Veja se o contrato vai ser de criação apenas ou se vai ter cláusula de manutenção também (item 5).
  2. Hospedagem das páginas. Os arquivos precisam ser armazenados em algum servidor web, para poderem ser visualizados pelos internautas. Este custo pode ser gratuito, ou pago dependendo principalmente na quantidade de tráfego e de downloads diários. Quanto mais dados fluindo na rede (bandwidth), mais caro tende a ficar. EX. Se o site contém links para vídeos armazenados em outro site (YouTube, por exemplo) então o download é pouco. Já se são os próprios vídeos armazenados e baixados de seu site, fica pesado e caro. 
  3. Custo do domínio. Se o domínio é registrado no exterior as exigências são mínimas e o custo fica em torno dos USD$ 15 anuais, dependendo da extensão (.com, .net, .org, são os mais comuns). Já se for registrado no Brasil (.com.br, .net.br, .org.br) é exigido contrato social da empresa (burocracia), além do custo anual pago ao registro.br
  4. Se o site vai ter qualquer envio por parte dos internautas (login, senha, envio de quaisquer dados pessoais) é importante também ter um certificado próprio de encriptação (certificado https). Esse custo às vezes é absorvido pelo provedor de hospedagem ou de domínio. Mas se tiver de pagar também fica na faixa de uns USD$ 15 a 20 anual. Hoje, a orientação para evitar interceptação de tráfego é de que todas as páginas sejam https e não apenas http, ou seja, páginas seguras, com encriptação ponta a ponta. O custo adicional é muito pequeno comparado com a privacidade e segurança obtida.
  5. Custo de manutenção das páginas. Se é uma loja virtual, vai sempre ter a atualização de preços e produtos. Se as páginas de alguma forma se desatualizam, precisam ser atualizados. Este custo pode ser baixo ou alto, dependendo do tipo de site e de seu tamanho.
Se você nunca criou uma página, mas agora quer criar a sua, minha sugestão é começar com hospedagem grátis (quem sabe em um servidor de blog) até você se familiarizar com todas as etapas. Posteriormente pode pensar em um domínio próprio com custos maiores, se for necessário. Procure sempre colocar informações verídicas e úteis. Caso contrário vai ficar desacreditado na web. Para criar uma boa reputação demora. Para acabar com a reputação é rápido, e dificilmente se recupera. Pense nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário