No caso não sou expert financeiro, nem sou do setor de administração, pois minha formação é no campo da engenharia elétrica. Gosto muito de encontrar soluções, especialmente envolvendo questões práticas. E agora que estou aposentado, tenho uma agenda cheia de atividades voltados para a família, mas sempre encontro alguns minutos para sentar na frente do laptop e ver alguns vídeos informativos do YouTube e de experimentar algumas coisas.
Tenho buscado informações de como investir algum dinheiro para ter bons retornos. Nada extraordinário, pois com os grandes ganhos, vem também os grandes riscos e possibilidades de perder tudo ou quase tudo. Se tem possibilidade de ganhar muito, tem também a possibilidade de perder muito.
Nos últimos anos tenho participado de (algumas poucas) empresas de vendas diretas com marketing multinível. Tenho comprado (poucas) criptomoedas. Tenho estudado um pouco sobre FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário). Cada setor destes tem a possibilidade de ganhos dependendo do tempo e esforço dedicados ao "negócio".
Por exemplo, há cinco anos somos (minha esposa e eu) distribuidores independentes de produtos de empresa americana de vendas diretas (marketing multinível). Todo mês temos um pequeno complemento provindo das vendas dos produtos, e esporadicamente temos recebidos bônus da empresa. Utilizamos muitos dos produtos pois os adquirimos com desconto, e os produtos são de excelente qualidade. Mais informações aqui.
Mais recentemente tenho lidado com criptomoedas para conhecimento. Até experimentei compra e venda de Bitcoins, estilo "day trade". No caso foram valores bastante baixos (cerca de USD$ 20), com o intuito de aprendizado. Compra na baixa e vende na alta. Isso duas ou três vezes por dia. Para se obter lucro é necessário vender em preço maior que o valor pago na compra somado ainda às despesas em taxas de compra e venda. Deve ser calculado o ciclo completo de compra e da venda de uma criptomoeda somando as taxas cobradas em cada operação. Procurei corretoras que tivessem as taxas menores nas operações. Comecei com a Mercado Bitcoin (taxa em torno de 0,3% por operação executada) e por último a Binance por ter taxas menores (taxa em torno de 0,1% por operação).
Na questão de "day trade" existem algumas considerações (mas não estou dando recomendações, ou sugestões de investimentos):
- Comece com pouco durante a fase de aprendizado.
- Tenha um plano (meta) e não mude de estratégia no meio do jogo, só porque alguém sugeriu alguma coisa diferente.
- Pense em ganhos pequenos em cada trade (0,5% até 1% são valores interessantes).
- Tente finalizar o trade em poucos minutos (ou horas). Não deixe o dinheiro preso em uma única operação por dias.
- Cuide do emocional. Opere no racional. Um lucro de 0,5 % em um trade é LUCRO (lucro maior que poupança rende em um mês atualmente). Se emplacou um lucro de 0,5 % mas perdeu de ganhar um lucro de 1%, qual o problema. Obteve lucro de 0,5%. Esquece o que poderia ter sido e se contente com o que conseguiu. Melhore na próxima.
- Fracione suas operações. Veja o montante que quer utilizar no trade e faça 4 (ou mais) operações (25% em cada criptomoeda, por exemplo). Pode também programar compras diversas na descida. Depois quando estiver subindo, pode fazer diversas vendas em valores diferentes após atingir o valor do lucro mínimo desejado.
- Não seja ganancioso, buscando altos lucros em cada operação. Se fizer 5 trades com lucros de 0,5 % cada, é melhor que um trade com lucro de 2 % por dia. Pense em termos de percentuais, não no montante em si.
- Se quer obter ganhos em Reais, comece o dia com Reais, compre o ativo e em seguida venda-o com lucro (veja itens 3, 4, 6 e 7). Termine o dia com os Reais iniciais acrescidos dos lucros do dia.
- A variação de moedas ao longo de algumas horas normalmente é de poucos porcento. Se conseguiu um lucro de 0,5 % em um dia, já é muito bom. Se conseguiu 2 trades com lucro de 0,5 % então considere um dia excelente. Eu muito prefiro conseguir um lucro de 0,5 % do que tentar um de lucro de 1 % e não conseguir renda nenhuma (ou pior, ficar no prejuízo).
- Os FIIs normalmente pagam rendimentos mensais (tipo aluguéis).
- Os rendimentos mensais são isentos de imposto de renda.
- Boa parte dos FIIs tem valor das cotas em torno dos R$ 100,00, portanto pode começar devagar, na fase de aprendizado.
- Se precisar de parte do capital investido pode vender algumas cotas (e pagar o imposto de renda sobre os lucros até o fim do mês subsequente) sem ser preciso vender todas as cotas de uma vez.