segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Campos interessantes em um banco de dados MySQL

Campos Interessantes



Como mencionei em um post anterior eu gosto de colocar um id como primeiro campo em qualquer banco de dados. Isto facilita a indexação e a atualização (usando comando REPLACE) de cada ficha no banco de dados.

Outro campo que eu gosto de acrescentar, sempre que crio um banco de dados de pessoas (membros) é um campo de "nível" (level). Normalmente eu coloco com um inteiro, e uso como um conjunto de bits (8 ou 16), onde cada bit pode dar acesso a alguma coisa.

Normalmente crio uma área do site que todas as pessoas possam ter acesso. Uma área anônima, por assim dizer. Depois eu crio outra área que apenas as pessoas identificadas (pelo login) tem acesso. Outras áreas são restritas a gerentes e/ou pagantes, ou ao dono.

Cada área tem um bit associado no campo de nível. Se o bit estiver setado, o membro tem acesso. Se o bit estiver resetado, o membro não tem acesso. Acesso negado.

É claro que depende do caso, mas muitas vezes o acréscimo deste campo elimina a necessidade de ter outras tabelas apenas para administradores. No caso, o administrador é cadastrado normalmente, apenas com os bits de nível setados, para dar acesso a mais áreas do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário